6 de Janeiro de 2014 às 22:59
Internet banking ameaça emprego da categoria bancária
O mobile o internet banking respondem por mais da metade das operações bancárias, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). O dado chama a atenção para ameaça ao emprego nas agências. Os canais digitais tendem a ser as principais vias de transações, o que acaba com o atendimento humanizado.
Segundo o levantamento, a participação média mensal dos clientes na internet e mobile foi de 51%, no primeiro semestre de 2013, contra 46%, em igual período do ano anterior. Em 2012, pela primeira vez, a soma dos canais internet e mobile banking havia ultrapassado, no total de operações, a dos meios tradicionais como, por exemplo, caixas eletrônicos, contact centers e agências. A proporção foi de 42% contra 41%.
Nos cinco bancos pesquisados, o total de transações no canal mobile saltou de 244 milhões para 822 milhões, entre os primeiros seis meses de 2012 e 2013.
Fica claro que as empresas têm incentivado a utilização dos meios alternativos. Responsabilidade social nunca foi o forte dos patrões. As organizações financeiras deveriam investir em contratações para suprir a demanda crescente e, consequentemente, ajudar no desenvolvimento do país, gerando vagas.