Jornal Bancário celebra 40 anos com evento que reúne autoridades e ex-dirigentes
Cerimônia reuniu autoridades, ex-diretores, jornalistas e entidades sociais e sindicais na sede do Sindicato em Dourados

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, na sede da Entidade, a diretoria do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região MS, que acabou de completar 46 anos de existência no dia 20 de outubro, prestou homenagem ao Jornal Bancário pelo seu 40º aniversário de fundação.
São quatro décadas de informação, resistência, mobilização e conscientização da categoria bancária de Dourados e Região levadas aos locais de trabalho pelas páginas do informativo que círcula desde o ano de 1985.
Mesa de Autoridades e convidados

A mesa de autoridades do evento foi formada pelo presidente do sindicato, Janes Estigarribia; pela Deputada Estadual, Professora Gleice Jane (PT); pelo vereador e ex-presidente da entidade, Elias Ishy de Matos (PT); pelo representante do Magnifico Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Maurício Stefanes; pelo representante do Comitê de Defesa Popular de Dourados (Fórum de Entidades), Professor Alexandre Soares e, pelo Jornalista José Henrique Marques, representando os profissionais de imprensa e os veículos de comunicação. Além das autoridades que compuseram a mesa estiveram presentes também o Vereador Franklin Schmalz (PT), ex-dirigentes do sindicato e sindicalistas de outras entidades sindicais e sociais do município, além de jornalistas convidados.
Jornalistas e veículos de comunicação de Dourados também foram lembrados na cerimônia pela parceria com o Sindicato e a categoria bancária ao longo dos anos, como os jornalistas Cícero Faria (in memoriam), Ademir de Freitas, Clóvis de Oliveira, Antônio Carlos Ruiz, Antônio Neres, Fábio Dorta, João Carlos Torraca, Silva Junior, Luiz Carlos Luciano e José Henrique Marques.
Os veículos de comunicação destacados foram o Jornal O Progresso, Folha de Dourados, Diário do Povo, depois Diário MS, Dourados News, Dourados Agora, Dourados Informa, Rádio Grande FM, Rádio Caiuás, Rádio Clube, Rádio Comunitária Boa Nova FM, Rádio 101 FM, Rádio 94 FM, TV Morena, TV RIT e TV Record.
Dirceu Longhi, Aguinaldo, Antônio Machado, Vanilton Rossati (in memoriam) e Reginaldo Pinotti foram lembrados pela contribuição na elaboração do Jornal Bancário.
Edição Especial e placa comemorativa para marcar a data

Para marcar a data, além da cerimônia realizada nesta sexta-feira (31), o sindicato produziu uma edição especial do jornal que foi distribuída a toda a categoria nesta semana, entre a terça e a quinta-feira, nos 13 municípios que compõe a base de atuação da entidade. A edição especial foi enquadrada em acrílico em uma placa comemorativa e fixada no auditório do sindicato.
Contexto Histórico
O ano de 2025 marca também os 40 anos da histórica greve geral dos bancários de 1985, A primeira greve nacional de uma categoria de trabalhadores após a ditadura que teve participação maciça dos bancário e bancárias de Dourados e Região e foi estampada na capa do Jornal Bancário em sua edição de n 5. Neste ano também completa 40 anos da Greve das 6 Horas na Caixa, mobilização que marcou a história das empregadas e dos empregados da Caixa Econômica Federal, um período importante para a luta por direitos e a redemocratização do Brasil.
A cerimônia comemorativa alusiva ao Jornal Bancário se insere nesse contexto, celebrando não apenas o veículo de comunicação, mas também a história de mobilização e as conquistas dos bancários e das bancárias ao longo dessas quatro décadas.
Além de Dourados, a base territorial do Sindicato inclui Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Fátima do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Vicentina, Caarapó, Jateí e Juti.
O Jornal Bancário está sendo editado e impresso pela Gráfica Luar, na Rua Mozart Calheiros, número 855, no Bairro Jardim Água Boa em Dourados.
Veja também:
>>>>> O Jornal Bancário, que completa 40 anos, está de cara nova
>>>>> Documentário "Bancários 1985: a greve que mudou a história do país"
>>>>> Greve das 6h: Fenae comemora os 40 anos da paralisação nacional no dia 30 de outubro
>>>>> Aniversário do Sindicato: 45 anos de lutas, conquistas e resistência
Fonte: Seeb-Dourados e Região MS
















































