Notícias

28 de Março de 2012 às 23:59

Livro "A Privataria Tucana" será lançado nesta quinta na Paraíba

O Sindicato dos Bancários da Paraíba vai promover nesta quinta-feira (29) o lançamento do livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr. O evento faz parte das comemorações pelos 70 anos de história da entidade e vai acontecer na sede (Av. Beira Rio, 3.100 - Tambauzinho), em João Pessoa, a partir das 19h.
Com 344 páginas, a obra é resultado de 12 anos de investigações do repórter sobre as privatizações de estatais brasileiras, entre elas a Companhia Vale do Rio Doce (empresa do setor de mineração e siderurgia) e a Telebrás (empresa de telecomunicações), ocorridas durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
O livro também registra histórias da privatização de bancos públicos, como o Banestado e o Banespa, bem como traz o resgate histórico desse período, evidenciando os bastidores de todo este processo de entrega do patrimônio público.
O ex-ministro de FHC, José Serra, é o personagem central dessa história. Amigos e parentes do ex-governador paulista operaram um complexo sistema de maracutaias financeiras que prosperou no auge do processo de privatização.
O autor elenca uma série de personagens envolvidas com a "privataria" dos anos 1990, todos ligados a Serra, aí incluídos a filha Verônica Serra, o genro Alexandre Bourgeois, e um sócio e marido de uma prima, Gregório Marín Preciado. Mas quem brilha mesmo é o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira.
Ex-tesoureiro de Serra e FHC, Oliveira, ou Mister Big, é o cérebro por trás da complexa engenharia de contas, doleiros e offshores criadas em paraísos fiscais para esconder os recursos desviados da privatização.
Para o presidente do Sindicato, Marcos Henriques, é muito importante a divulgação de um livro que já é considerado um best-seller e que traz, além de relatos dos bastidores das privatizações, documentos inéditos sobre lavagem de dinheiro e pagamento de propinas. "Cabe ao movimento sindical promover uma obra que desmistifica 'a era das privatizações', oferecendo uma visão contundente e realista dos bastidores da política", argumentou.
CPI da Privataria
A partir do lançamento do livro, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) protocolou um requerimento na Câmara, pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as privatizações, em 21 de dezembro.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Paraíba



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884