Lucratividade recorde favorece aumento real
A alta lucratividade dos bancos em atuação no Brasil aponta um cenário favorável para a campanha salarial. Mesmo com a grave crise mundial, a margem de ganho das organizações financeiras brasileiras tem sido superior à dos demais setores da economia.
As informações são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico). As políticas desenvolvidas pelo governo federal a partir de 2003 favorecem o cenário. Isso porque o emprego e a massa salarial aumentaram como nunca. Consequentemente, mais pessoas têm acesso aos serviços bancários. Outro fator importante é o controle da inflação, hoje em 8,5%.
Os bancos também se beneficiam com a falta de regulamentação do setor, altamente concentrado, com o spread, hoje em 27,8% ao ano, o maior do mundo, e o baixo índice de inadimplência (3,7% em março).
Tudo isso faz do sistema financeiro o mais lucrativo da economia. Os dados do primeiro trimestre comprovam. Os cinco maiores bancos em atuação no país tiveram ganho de R$ 11,82 bilhões. O resultado mostra que as empresas vão bem. Tanto que, recentemente, em uma apresentação na Ásia, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) se vangloriou da rentabilidade dos bancos no país.
Fonte: SEEB Bahia