2 de Janeiro de 2013 às 22:59
Massa salarial tem aumento de quase 5%
O mercado de trabalho se mantém aquecido. Entre julho e outubro, a massa salarial avançou quase 5% acima da inflação. Na comparação com outubro do ano passado, o índice teve elevação de 7,9%, R$ 3,1 bilhões a mais circulando na economia.
A expansão foi puxada pela forte geração de empregos e pelo aumento da renda real. Nos últimos três meses, a população ocupada das seis regiões metropolitanas subiu em 570 mil pessoas, de acordo com a PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No décimo mês do ano, a desocupação teve retração de 5,3%, ante 5,4% em setembro e 5,8% em outubro de 2011, no conjunto das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE. Esse é o menor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2002.
Os avanços registrados em outubro se revelam muito importantes para a economia brasileira. O crescimento na massa salarial pode ajudar a acelerar o consumo neste fim de ano, o que, consequentemente, mantém o mercado movimentado.