7 de Novembro de 2013 às 22:59
Nas favelas minoria dos moradores tem curso superior
Levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que apenas 1,6% dos 11,4 milhões de moradores de comunidades tem curso superior. Para o estudo, realizado com base no Censo de 2010, a percentagem reflete a desigualdade econômica vivida no país, que mesmo em declínio, permanece.
Em outras áreas das cidades, o índice relacionado ao nível superior sobe para 14,7%. Nas favelas, o levantamento expõe que 86,9% das pessoas frequentam creche ou escola pública, enquanto que em outras áreas o número cai para 63,7%. A educação no Brasil precisa de mais investimentos e maior acesso aos mais carentes.
No país, existem 6.329 aglomerados subnormais identificados com 3.224 milhões de domicílios em torno de uma área de 169.170 hectares. De acordo com a amostra de 89 municípios do Censo de 2010, o termo aglomerados subnormais é definido como ocupações com, no mínimo, 51 barracos ou casas em terrenos de propriedades alheias.
As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Recife concentram 59,3% do total dessas comunidades. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador possuem o maior número de favelas com aclive/declive acentuado.
Fonte: Seeb-Bahia



