14 de Agosto de 2012 às 23:59
Negociações com a Fenaban continuam nesta quarta e quinta-feira em São Paulo
A campanha salarial ganha ainda mais corpo nesta semana com mais duas rodadas de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Nesta quarta-feira (15/08), serão finalizados os debates sobre saúde, iniciados na semana passada, e igualdade de oportunidades. Quinta-feira (16/08) é a vez de remuneração e segurança.
Enquanto não há indicativo de acordo por parte da Federação Nacional dos Bancos, a categoria intensifica as mobilizações. Em Dourados e na Região o Sindicato está realizando reuniões com os trabalhadores nos locais de trabalho.
diretores do Sindicato dos Bancários.
As primeiras rodadas de negociações já sinalizaram que a campanha salarial deste ano será mais uma vez difícil. Até agora todos os itens reivindicados pela categoria, a exemplo de emprego e o fim das metas, foram negados sem qualquer justificativa plausível.
A Federação Nacional dos Bancos chegou fazer piada quando os bancários colocaram na mesa à necessidade em aumentar a mão-de-obra para reduzir a sobrecarga e atender o cliente no prazo estipulado por lei. Os representantes dos bancos disseram que era melhor deixar o correntista na fila por 30 minutos, ao invés de 15 minutos como previsto na legislação.
Com relação ao fim das metas, a Fenaban apenas se limitou a dizer que eram desafios. Mas os números mostram o contrário. A prática aumenta consideravelmente o assédio moral, um dos maiores causadores de doenças ocupacionais, principalmente as mentais.
A postura é intransigente e mostra a necessidade em ampliar as mobilizações e o engajamento dos trabalhadores no movimento. A retrospectiva mostra que somente com a participação efetiva dos trabalhadores em todo o processo é possível chegar à vitória.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues