14 de Agosto de 2012 às 23:59
No MS número de reclamações contra bancos aumenta 189% em apenas sete meses
Dados do Procon/MS demonstram que as principais reclamações do consumidor sul-mato-grossense em 2012, foram direcionadas aos bancos comerciais. Em apenas sete meses, o órgão registrou 1.571 demandas. Em todo o ano de 2011 foram feitas 955.
Entre janeiro e julho de 2010, o Procon registrou 504 reclamações. Já em 2011, no mesmo período foram 543. Os números atuais revelam um aumento de 189,31% no número de reclamações entre os dois períodos de 2011 e 2012.
A principal demanda se refere a antecipação de financiamento, com 395 reclamações.
O superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende, explica que devido ao aumento de oferta de crédito, o número de pessoas que aumentaram seu consumo e, por consequência se endividaram, foi muito grande. “Falta preparo dos consumidores que, por conseguirem acesso ao crédito mais facilmente, acabam por se endividarem.”
Alexandre explica também que, entre as dez principais reclamações do consumidor, seis são direcionadas aos bancos. “As empresas de telefonia, tradicionalmente, foram responsáveis pela maioria das reclamações, ficando em primeiro lugar por um bom tempo. Houve uma inversão e hoje o sistema financeiro é o principal responsável pelas demandas.”, explica.
Atualmente, o Procon/MS disponibiliza fiscais para verificarem se a lei da fila está efetivamente sendo fiscalizada. Em caso de desrespeito à lei, as multas variam entre R$ 300 e R$ 3 milhões. Segundo o superintendente “a partir do momento que o banco propôs disponibilizar o serviço ele tem que atender a demanda e se adequar à lei.”.
As reclamações podem ser feitas ao Procon/MS pelo telefone 151.
Principais reclamações
Antecipação de Financiamento – 395
Cálculo de anteciapção de prestação – 330
Cobrança indevida – 325
Não entrega de quitação/retenção de documentos – 198 Eduardo Orácio
Superintendente do Procon Ms , Alexandre Rezende
Discordância quanto as avarias – 87
Fonte: Midiamax Campo Grande, por Eduardo Orácio