Notícias

8 de Junho de 2012 às 23:59

Novo modelo de boleto bancário em vigor

Bancos e outras empresas cobradoras terão que enviar um boleto bancário que demonstre a diferença entre cobrança de uma dívida e o de um serviço. O diferencial é a informação de que o pagamento não é obrigatório.
Para isso, o Banco Central criou o boleto de oferta, que tem como objetivo dar mais segurança a bancários e consumidores. De acordo com o órgão, é difícil identificar a diferença dos documentos nos modelos atuais. Agora, cabe ao consumidor decidir se quer pagar pelo serviço oferecido por meio desta via.
A confusão dos consumidores se deve pelo fato de constar que o não pagamento levaria a protestos, cobranças judiciais e extrajudiciais, além de incluir o nome em cadastros de restrição ao crédito. Informação que será modificada no novo formato.  
A emissão dos boletos terá que ser feita por meio de convênio com organizações financeiras autorizadas a funcionar pelo BC. Na oferta, outras instituições, como as corretoras e financeiras, vão poder emitir e cobrar diretamente aos devedores.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884