2 de Maio de 2016 às 23:59
Número de adoecidos é subnotificado no Brasil

De acordo com o IBGE, 4,9 milhões de pessoas adultas se envolveram em algum acidente de trabalho, mesmo a Previdência tendo associado a apenas 717.911 pessoas acidentadas em 2013. A análise é da Fundacentro.
Idêntica situação acontece na categoria bancária. De acordo com o INSS, entre janeiro e março de 2015, últimos registros levantados, 4.423 bancários foram afastados por motivos de doenças ocupacionais.
Um percentual de 25,3% adoeceram devido a lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares e 26,1% por patologias como depressão, estresse e síndrome do pânico. Porém, quem trabalha nas agências sabe que a quantidade de trabalhadores doentes é bem maior.
Apesar de a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) esconder os fatos sobre os adoecimentos, o movimento sindical denuncia o ambiente extenuante de cobranças, insegurança e péssimas condições de trabalho. Não dá para fechar os olhos para a saúde do trabalhador. Os danos são irreparáveis.