Notícias

21 de Outubro de 2011 às 22:59

O Itaú está de olho no HSBC

Os bancos alardeiam uma crise financeira que, ao que parece, não afeta em nada os lucros fenomenais e as transações comerciais. O Itaú pagou US$ 20 milhões para ficar com a carteira de 4 mil clientes do HSBC, no Chile. Com o negócio, há rumores de que o Itaú também vai comprar parte da operação do HSBC no Brasil, especialmente a carteira de alta renda e a operação de crédito ao consumo.
Especialistas em mercado financeiro não descartam essa possibilidade. Afinal, o Brasil é hoje a quarta maior fonte de ganhos do Itaú depois de Hong Kong, Reino Unido e China. O HSBC é o sexto maior banco de varejo no país, mas a situação mudou depois que os principais concorrentes locais fundiram as operações. Santander e Real se juntaram em 2007, Itaú se fundiu ao Unibanco em 2008 e Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa em 2009.
Para o consumidor, o monopólio dos conglomerados pode implicar em mais juros. Existe a preocupação de que daqui há alguns anos o país tenha apenas cinco bancos: Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander.
Fonte: Seeb-Bahia



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884