Notícias

1 de Agosto de 2025 às 15:21

O Jornal Bancário, que completa 40 anos, está de cara nova

Sindicato consegue melhorar a editoração e a qualidade do papel do jornal com redução de custos. Informativo chega às mãos dos bancários e bancárias de Dourados e Região há 40 anos

Buscando deixar mais atraente a leitura do Jornal Bancário, informativo impresso da entidade, direcionado exclusivamente à categoria, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região trocou a gráfica que editava e imprimia o mesmo, conseguindo com isso melhorar o seu layout e a qualidade do papel, além de diminuir o custo com a editoração e impressão.

Jornal Bancário: 40 anos de história

O Jornal Bancário faz parte da própria História da entidade que tem 45 anos de existência e lançou a primeira edição do jornal no ano de 1985 (clique aqui e veja a capa do exemplar de nº 5), ou seja, o informativo chega às mãos das bancárias e dos bancários nos 13 municípios que compõe a base de atuação do sindicato há exatos 40 anos.

Veja também: Aniversário do Sindicato: 45 anos de lutas, conquistas e resistência

Nos primeiros anos o jornal era confeccionado num espaço de tempo maior, a depender da demanda dos acontecimentos, posteriormente ele passou a ter a sua circulação mensal, com exceção do período da pandemia de Covid-19, que por questão de prevenção à contaminação ele foi produzido e entregue à categoria apenas na versão online. Com o arrefecimento dos riscos da doença, a partir do mês de novembro de 2021, o informativo voltou a ter a sua versão impressa, a partir de então como um periódico bimestral, com sua distribuição feita novamente a cada bancário e a cada bancária pelas mãos dos diretores e diretoras do sindicato.

Atualmente o Jornal Bancário está sendo editado e impresso pela Gráfica Luar, na Rua Mozart Calheiros, número 855, no Bairro Jardim Água Boa em Dourados.

Porque um jornal impresso em tempo de informação online?

Essa pergunta vez ou outra é feita por um ou outro associado: Segundo o presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, a pergunta é pertinente e já foi pauta de discussão na diretoria da entidade, mas a explicação é simples:

“O Jornal Bancário impresso é entregue pessoalmente, um a um, às bancárias e aos bancários em seus locais de trabalho. Ou seja, a entrega do jornal, além de ser uma prestação de contas do trabalho do sindicato e do movimento sindical no bimestre a que ele corresponde, também é mais uma oportunidade da diretoria da entidade visitar a base e dialogar com os associados, trocar ideias e receber as demandas da categoria para cobrar dos gestores locais, regionais ou nacional, a sua resolução ou, se for o caso, encaminhar essas demandas às instâncias superiores do movimento sindical bancário, para serem discutidas com os bancos nas mesas de negociações específicas ou na mesa geral com a Fenaban.” Esclarece Estigarribia.

Vale destacar que hoje a informação de forma online é quase instantânea e o sindicato tem outros canais para isso. Desta forma o jornal impresso cumpre o papel de retrospectiva das principais ações da entidade e do movimento sindical como um todo do período/bimestre a que o mesmo se refere. Além de ser a oportunidade da direção do sindicato cumprimentar e apertar a mão dos bancários e das bancárias na sua entrega.    

Confira abaixo os canais de informações do Sindicato:

Além do Jornal Bancário, com edição bimestral, o sindicato produz ainda, todas às quartas-feiras, o Bancarinho, informativo semanal, impresso no próprio sindicato, o qual em Dourados é fixado um exemplar no mural de todos os locais de trabalho, além de ser distribuído para toda a base em sua versão online, por linha de transmissão no WhatsApp. A entidade conta ainda com um Site – www.bancariosms.com.br e páginas no Facebook - @bancariosms - Instagram - @bancariosms - X - @bancarios_ms Youtube - youtube.com/@bancariosms. E a própria linha de transmissão no WhatsZapp do sindicato – (67) 9-9972-1436 – no qual são enviadas diariamente as notícias por banco ou as gerais mais relevantes para a categoria. O associado que não estiver na linha de transmissão é só enviar uma mensagem neste número e pedir a sua inclusão.  

Fonte: SEEB-DOURADOS E REGIÃO-MS

Arquivos para baixar

Galeria de Fotos



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884