2 de Dezembro de 2011 às 22:59
Otimismo do consumidor sobe de novo
O otimismo do consumidor subiu 0,4% em novembro, em relação a outubro. É a terceira vez consecutiva que o índice tem alta. No acumulado dos últimos três meses, a expansão é de 1,3%. As informações são do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgadas nesta quinta-feira (01/12), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Apesar do crescimento, o Inec de novembro é 4,7% inferior ao verificado no mesmo mês do ano passado. Expansão em quase todos os componentes do Inec em novembro, na comparação com outubro. Em relação à confiança sobre a renda pessoal a alta foi de 2,8%. A melhora da situação financeira teve elevação de 0,6%, já a compra de bens de maior valor, 1,1%.
O indicador de evolução do desemprego recuou 3%. Já o de endividamento caiu 0,8% no período. Embora haja melhora, os dados revelam que, o consumidor ainda se preocupa com a elevação dos preços. A expectativa de inflação das pessoas aumentou 1,2%. A pesquisa foi feita de 17 a 21 de novembro com 2.002 pessoas em 141 municípios.