Pré-congresso em Santa Catarina prepara 3º Congresso da Contraf-CUT
Crédito: Seeb Florianópolis
Evento ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários de Florianópolis
Foi realizado na última quarta-feira (7) o pré-congresso em Santa Catarina em preparação ao 3º Congresso da Contraf-CUT. A atividade foi promovida pela Fetec-CUT/SC e realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Florianópolis.
O pré-congresso é uma inovação, definida pela direção nacional da Confederação, a fim de fortalecer a participação dos estados, democratizar o debate e ampliar os conhecimentos acumulados pelos delegados e delegadas sobre os temas que serão focados no 3º Congresso.
O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, enfatizou a importância da unidade nacional na construção do movimento dos trabalhadores do ramo financeiro. Ele defendeu mudanças na ação sindical. "Precisamos ser referências dos trabalhadores, abordando também questões como reforma tributária, reforma política e reforma do sistema financeiro, na perspectiva de transformar a sociedade", afirmou.
O secretário de finanças da Contraf-CUT, Roberto Von Der Osten, o Betão, apresentou os temas que estão em debate, salientando também que a atual gestão da entidade fez um grande esforço para estar junto às bases dos sindicatos sempre que possível. Ele informou que as propostas de consenso discutidas ao longo dos pré-congressos serão incluídas no texto-base do 3º Congresso, que está sendo construído.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, Jacir Zimmer, fez um balanço positivo da atual gestão da Contraf-CUT e destacou a necessidade da unidade nacional para enfrentar os bancos e defender os interesses dos trabalhadores.
Também participaram do pré-congresso os secretários de relações internacionais e de assuntos socioeconômicos da Contraf-CUT, Ricardo Jacques e Antonio Carlos Pirotti, respectivamente.
Sobre o 3º Congresso
O 3º Congresso da Contraf-CUT acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, em Guarulhos (SP). A pauta do evento vai abordar temas como conjuntura nacional e internacional, balanço da gestão, estratégia, disputa sobre os rumos da sociedade, luta por trabalho decente, definição sobre os rumos do movimento sindical, atualização do projeto político e organizativo da Contraf/CUT, atualização do modelo de negociação, construção da autonomia financeira e construção de alianças social no mundo, com ênfase na política internacional.
Também será eleita a nova direção da entidade para o triênio 2012-15.
Fonte: Contraf-CUT