20 de Julho de 2012 às 23:59
Reclamações contra bancos crescem 19%
Os serviços oferecidos pelos bancos continuam dando muita dor de cabeça ao consumidor. Tanto que as queixas cresceram 19% entre janeiro e junho, ante o mesmo período do ano passado. A média mensal passou de 1.031 para 1.230, de acordo com o Banco Central (BC).
No total, foram 7.384 reclamações procedentes. Os débitos não autorizados e as cobranças por serviços não contratados lideram a lista. Cerca de 30% das queixas se referem aos dois tipos de irregularidades.
O volume de reclamações sobre os serviços não contratados cresceu 63,4%, passando de 627, entre janeiro e junho de 2011, para 1.025 no mesmo período deste ano. O Procon alerta que o consumidor tem de ficar atento para não cair nas armadilhas dos bancos.
A melhor forma de prevenir é acompanhar o extrato bancário. Importante ter em mente os serviços gratuitos, como a consulta de dois extratos por mês com a movimentação dos últimos 30 dias, a realização de quatro saques mensais e duas transferências entre contas do mesmo banco.
Caso o cliente perceba alguma irregularidade deve procurar o banco. Se o problema persistir, o correntista deve buscar um órgão de defesa do consumidor e ainda registrar queixa no Banco Central.