Reclamações dos bancos aumentam 292%
Entre 2005 e 2008, o número de clientes do Sistema Financeiro Nacional cresceu 22%, de 90,6 milhões para 110,5 milhões, segundo o Banco Central. No mesmo período, a quantidade de reclamações contra os grandes bancos saltou de 8.695 para 34.120. Um aumento de 292%, ou seja, o número quadruplicou. No Procon, o setor de assuntos financeiros, que estava em terceiro lugar em 2007, entre os sete setores listados pela instituição, passou a segundo lugar no ano passado, com 28% das queixas. De acordo com a instituição, o índice foi alavancado pelas reclamações em relação aos cartões de crédito, com destaque para as cobranças indevidas, com cerca de 36% das queixas deste item. O Itaú foi o primeiro colocado, com 1.543 reclamações, o dobro do Unibanco, segundo colocado, que registrou 769.9 ocorrências. De acordo com o Procon, a oferta de crédito e produtos não foi acompanhada pela infraestrutura de atendimento, o que gerou o acúmulo de insatisfação dos consumidores.