Santander é o banco que mais ignora queixas dos clientes, diz Procon-SP
Levantamento feito pelo Procon-SP, divulgado nesta terça-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, apontou o Santander como a instituição financeira que mais deixou de atender as reclamações dos clientes no ano passado. De acordo com o ranking, o banco espanhol ignorou 79% das 695 queixas fundamentadas em 2010 - aquelas que por não terem sido solucionadas tiverem processo administrativo aberto para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2010 foi apresentado pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e pelo diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes. O Procon ressaltou que o Santander aparecia em 19º lugar no ranking das reclamações de 2009 e no ano seguinte pulou para 9º, destacando-se por não solucionar as reclamações, que focam especialmente transações eletrônicas não reconhecidas e cobrança de tarifas atreladas à utilização da conta corrente (tarifa de adiantamento a depositante, excesso de limite). Confira o ranking das empresas com maior percentual de não atendimento das queixas: Santander/Real - 79,1% Eletropaulo - 71,1% Itaú/Unibanco - 51,7% Sony/Ericsson - 47,7% Bradesco - 45,2% Net - 43,2% LG - 41,2% Telefônica - 27,5% Claro - 23,9% Samsung - 11,6% Fonte: Érika Soares - Afubesp com Procon-SP