Notícias

16 de Janeiro de 2013 às 22:59

Santander se explica em reunião ampliada nesta quinta no Ministério do Trabalho

As demissões em massa promovidas em dezembro pelo Santander ainda precisam ser explicadas. Para esclarecer a questão, o Ministério Público do Trabalho marcou uma audiência ampliada, nesta quinta-feira (17/01), em Brasília.
De acordo com o banco espanhol, neste mês, foram contratados 95 funcionários. No entanto, a empresa não esclarece quantos foram demitidos. A reunião é uma grande oportunidade para o movimento sindical cobrar o fim da rotatividade e evitar que mais desligamentos sejam feitos no decorrer do ano.
Rotatividade
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a prática de demissão sem admissão de novos funcionários é comum. A taxa de rotatividade do Santander, entre janeiro e novembro de 2012, foi de 27,4% - quase 20% a mais do que a de outros bancos, que fecharam em 7,6%.
No mesmo período, a empresa espanhola contratou 14.367 funcionários e demitiu 13.700. Saldo de apenas 667 postos de trabalho. Mesmo com todos os dados, o Santander insiste em negar as demissões em massa ao alegar que faz somente modificações estruturais. Uma falta de compromisso com os brasileiros. 



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884