Notícias

7 de Maio de 2012 às 23:59

Segundo a OIT o desemprego no mundo é preocupante

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) considera que a situação global de emprego é alarmante e não dá sinais de recuperação no futuro, mesmo com a reativação do crescimento econômico em algumas regiões do mundo. Segundo a organização, ainda faltam 50 milhões de empregos em nível mundial se comparado à situação antes da crise.
Isto acontece porque muitos governos, principalmente nas economias avançadas, deram prioridade à combinação de austeridade fiscal e reformas trabalhistas drásticas. As medidas produzem consequências devastadoras nos mercados e na criação de emprego. As informações estão no Relatório sobre o trabalho no mundo em 2012: melhores empregos para uma economia melhor.
Outro fator que prejudica o emprego é que as pequenas empresas têm acesso limitado ao crédito, o que contribui para diminuir os investimentos. A recuperação dos postos de trabalho para os países em crise, em particular da Europa, só está prevista para 2016.
Pelo relatório, as formas não convencionais de emprego aumentam em 26 das 50 economias avançadas que se dispõe de dados. Alguns destes países conseguiram gerar empregos e melhorar a qualidade do trabalho, a exemplo do Brasil, Indonésia e Uruguai, onde as taxas de emprego foram ampliadas e a incidência do trabalho informal diminuiu. A introdução de políticas sociais e laborais adequadas são os motivadores.



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884