18 de Janeiro de 2013 às 22:59
Selic deve cair para taxa de juros baixar
A Selic deve voltar a cair para pressionar os bancos a reduzirem o spread e os juros cobrados ao consumidor. A manutenção da taxa básica em 7,25% não é boa para ninguém, pois não barateia o crédito, nem incentiva o emprego e a distribuição de renda.
Os dados confirmam. Apesar das consecutivas quedas da Selic em 2012, os bancos em atuação no Brasil continuam a manter os juros entre os mais altos do mundo, travando a produção, o consumo e o crescimento econômico do país.
Para se ter ideia, o cheque especial fechou 2012 com juros de 146,83% ao ano. O cartão de crédito, muito utilizado pelo consumidor brasileiro, também segue alto. As taxas ficaram em 192,94% ao ano. Os dados são da Anefac (Associação dos Executivos de Finanças).
Para o movimento sindical, os bancos, enquanto concessões públicas, não podem andar na contramão do desenvolvimento do país. Juros mais baixos são fundamentais para ampliar o crédito, incentivar a produção e o consumo, gerar mais empregos, combater a miséria e garantir inclusão social.