Sindicato cobra dos bancos a antecipação da PLR

A PLR, uma das conquistas históricas da categoria, é paga em duas parcelas. A primeira deve ser creditada até o fim de setembro
Como acontece todos os anos, o movimento sindical solicitou formalmente aos bancos a antecipação da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), prevista na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) dos bancários. Pela regra, o pagamento pode ser feito até 30 de setembro, mas o pedido é para que os bancários recebam antes da data limite.
A PLR, uma das conquistas históricas da categoria, é paga em duas parcelas. A primeira deve ser creditada até o fim de setembro. Já a segunda parcela é paga após a consolidação do lucro líquido dos bancos em 2025, com data-limite de 1º de março de 2026.
Um direito conquistado com muita luta
Mas é importante lembrar: a PLR é direito conquistado com muita luta. E mais do que isso, é uma forma mínima de reconhecer os verdadeiros responsáveis pelos resultados bilionários dos bancos: os bancários. Que enfrentam metas abusivas, sobrecarga de trabalho, demissões e adoecimento.
A PLR também cumpre um papel social importante: todos os anos, injeta bilhões de reais na economia, gera renda e contribui para o crescimento do país. Sendo mais um exemplo de como a luta dos trabalhadores não beneficia apenas a categoria, mas toda a sociedade.
Bancos começam a anunciar pagamento
Depois do Banco do Brasil anunciar, na semana passada, a antecipação da PLR para o dia 12 de setembro, no início desta semana foi a vez do Itaú divulgar a data do pagamento da PLR e da PCR, neste caso, para o dia 25 de setembro, Cinco dias antes da data limite prevista no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. A expectativa agora é pelo anúncio da antecipação no Bradesco, Caixa e Santander.
Fonte: SEEB-DOURADOS E REGIÃO MS