Notícias

14 de Maio de 2012 às 23:59

Sindicato denuncia e Caixa é autuada pelo MTE por trabalho no sábado

Em todo o país o Movimento Sindical reagiu à decisão unilateral da direção da Caixa Econômica Federal de abrir parte de suas agências no sábado, 12 de maio. A atuação dos sindicatos visaram garantir mais uma vez o direito dos bancários.
Em Dourados, por exemplo, o sindicato protocolizou pedido de fiscalização junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que esteve na agência centro da Caixa neste sábado e, em inspeção comprovou a infringência ao Artigo 224 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e autuou a agência.
Além da fiscalização do MTE, o presidente do sindicato, Raul Verão e o vice-presidente, Carlos Longo, estiveram na agência, também no sábado, debatendo com os empregados a importância de evitar a abertura fora do expediente.  
Para o presidente do Sindicato, “Se não tomarmos medidas para coibir essa prática daqui a pouco todos os bancos estarão abrindo aos sábados, utilizando-se deste precedente”.  Ainda segundo Raul, “O Movimento Sindical apoia as medidas do governo para ampliação do crédito, por entender que elas são muito importantes para o país, mas não abrimos mão de que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados”.
Ainda em Dourados, além da abertura da agência, os diretores encontraram também mais duas situações de irregularidades, a primeira delas, foi à constatação de que a triagem dos clientes na porta da agência estava sendo feita por um vigilante, a segunda, que outros setores da agência, que não apenas o de crédito, como a Caixa havia anunciado, também trabalhavam, com o pretexto de colocar o trabalho em dia.
Outras localidades
Em várias outras regiões do país, como em São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará, as entidades sindicais impediram a abertura das agências através de liminares concedidas em ações civis públicas movidas pelos sindicatos contra a arbitrariedade da Caixa.
Demanda
Apesar da grande divulgação feita pelo banco, de acordo com o apurado pelo Sindicato, tanto em Dourados, como no resto do país, foi pequena a procura de clientes às agências da Caixa no sábado. O que mostra que é possível atender a toda a demanda respeitando o expediente bancário e o direito dos trabalhadores ao descanso.
Para Carlos Longo, vice-presidente do Sindicato, “A Caixa e os demais bancos podem e devem atender à nova demanda de crédito durante o expediente bancário (segunda a sexta, das 10h às 16h), contratando mais trabalhadores”.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884