Notícias

22 de Maio de 2012 às 23:59

Sindicato devolve Imposto Sindical e colhe votos para plebiscito da CUT

O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região iniciou na manhã desta terça-feira, 22/05, na agência centro do Banco do Brasil, em Dourados, a mais uma devolução do Imposto Sindical aos bancários filiados a entidade. A devolução é referente ao desconto efetuado em março de 2011, (60% do valor descontado, que é a parte do sindicato).  
Segundo Raul Verão, Presidente do Sindicato, “Desde 1997 o Sindicato de Dourados faz, todo ano, a devolução que lhe cabe (60%), por entender que uma entidade só é representativa quando mantida com as mensalidades dos sócios e contribuições voluntárias definidas e aprovadas em assembleia e mantém luta histórica contra a cobrança compulsória do imposto sindical”. Ainda segundo Raul, “o sindicato, inclusive, já moveu ação na justiça tentando barrar a cobrança, mas não obteve êxito”.
O Imposto Sindical - Todo ano, os bancários que começam a receber seus holerites de março encontram em um dos campos o desconto denominado imposto sindical (ou contribuição sindical). A nomenclatura refere-se a uma taxa compulsória (como o IPTU ou o IPVA) criada pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1939, equivalente a um dia de trabalho (3,33%) descontado de todos os empregados com registro em carteira profissional, independentemente a qual categoria pertença. O montante vai para sindicatos (60%), federações (15%) e confederação (5%), além do Ministério do Trabalho e Emprego que repassa seus percentuais (20%) ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e às centrais sindicais.
Plebiscito sobre o Imposto Sindical
A CUT lançou oficialmente no dia 26 de março de 2012 o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, com urnas espalhadas em todo o país, nas sedes dos sindicatos e em locais de grande circulação e concentração, para os trabalhadores opinarem se são favoráveis ou contrários à cobrança do imposto.
Dourados - Em Dourados os sindicatos cutistas também participam do plebiscito com urnas nas sedes das entidades. O Sindicato dos Bancários está aproveitando a devolução do Imposto Sindical para coletar votos também para o plebiscito dentro das agências bancárias, tanto dos funcionários como dos demais trabalhadores.
Atividade Conjunta – Na manhã deste sábado, 26/05, os sindicatos cutistas estarão levando o plebiscito para a Praça Antônio João, onde os trabalhadores em geral poderão participar do plebiscito, votando e dando a sua opinião contra ou a favor do referido Imposto.  
A coleta de votos no plebiscito vai até o dia 15 de julho e faz parte da Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical - uma bandeira histórica da Central Única dos Trabalhadores. Das cinco centrais sindicais brasileiras reconhecidas pelo Ministério do Trabalho, a CUT é a única contra o imposto.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884