Notícias

29 de Setembro de 2011 às 23:59

Sindicato do Rio derruba interdito do Banco do Brasil

Atendendo à ação movida pelo Sindicato, o juiz Marcelo Moura, da 19ª Vara do Trabalho, cassou o interdito proibitório que havia sido concedido por um juiz de plantão na última terça-feira a pedido do Banco do Brasil. A derrubada deste artifício judicial truculento usado pelo BB fortalece a paralisação geral dos bancários, ao garantir que a categoria faça uso do direito de greve, previsto pela Constituição Federal.
O presidente do Sidicato, Almir Aguiar, comemorou a vitória obtida pela Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Condenou a postura do BB,  um banco público, que se utilizou, pela primeira vez na história, de um artifício como este para atacar a greve bancária. O diretor do Sindicato Carlos de Souza criticou, também, o governo federal. “Ele é acionista majoritário do BB e tem responsabilidade, tanto na imposição de políticas antissindicais, como o interdito, quanto no endurecimento das negociações”, afirmou.
A diretora do Jurídico do Sindicato Cleyde Magno disse que o banco será oficialmente comunicado hoje sobre a decisão judicial. Lembrou que o interdido proibitório é um instrumento jurídico utilizado em casos de reintegração de posse de propriedades ocupadas, sendo uma artimanha dos bancos pedir a sua aplicação em casos de greve em que a posse da agência não está ameaçada.
Fonte: Seeb-Rio de Janeiro



Sindicato dos Bancários de Dourados e Região - MS

Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 Telefone 0xx67 - 3422 4884