1 de Novembro de 2011 às 22:59
Sindicato dos Bancários chama a atenção para as mudanças no cheque
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região chama a atenção da população em geral, de que, a partir de agora, todas as folhas de cheques devem ter a data de confecção impressa na lateral esquerda. O novo procedimento foi aprovado há seis meses pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas na prática só passou a funcionar a partir da última sexta-feira (28/10). A medida, no entanto, pode dificultar ainda mais a vida do cliente.
De acordo com o Banco Central (BC), a alteração ajuda quem recebeu o cheque como pagamento e tem suspeita de que o documento foi fraudado ou roubado. Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul Verão, “O consumidor deve estar atento porque para os especialistas, o procedimento para sustar o cheque fica ainda mais difícil, pois o correntista tem de apresentar um boletim de ocorrência policial sobre os motivos da sustação”. Ainda segundo Raul, “Pelas normas, se o cheque foi roubado, pode haver uma sustação provisória, mas em dois dias úteis o boletim de ocorrência tem de ser apresentado ao banco”.
Segundo o sindicato, o objetivo da alteração nas folhas é tentar aumentar a segurança nas operações e atende a uma antiga reivindicação dos comerciantes que reclamavam sobre o uso de folhas antigas de cheques. Antes, apenas a data em que o correntista passava a ser cliente do banco vinha impressa nos cheques.
Fonte: Seeb-Dourados, por Joacir Rodrigues