23 de Agosto de 2012 às 23:59
Sindicato dos Bancários protesta nesta quinta-feira contra descaso do Sicredi na negociação salarial
O Sindicato dos Bancários de Dourados e Região faz protesto nesta quinta-feira (23/08) com carro de som, faixas, Jornal para clientes e funcionários e, ainda, retardamento na abertura da agência do Sicredi que fica na Av. Weimar Gonçalves Torres região central da cidade de Dourados. A referida agência só abrirá as portas hoje a partir do meio dia.
A atividade faz parte da Campanha Salarial dos Trabalhadores no Sistema Sicredi e o protesto é pela postura de intransigência da direção da cooperativa que mesmo com decisão judicial determinando a competência do Sindicato dos Bancários para representar os funcionários do Sicredi, a mesma não compareceu para negociar, na semana passada, em mesa redonda previamente agendada para acontecer na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em Campo Grande.
Clique aqui e veja também: Sicredi desrespeita trabalhadores e não aparece para negociar
Para Raul Verão, presidente do Sindicato, “A postura dos representantes do Sicredi é uma afronta à organização sindical e mostra total desrespeito dos patrões frente a seus funcionários”. Ainda segundo Raul, “o Sicredi tem feito questão de negociar com outra entidade que não têm o respaldo da categoria e ainda em bases que lhe favorecem e lesam os trabalhadores”.
“O Sindicato sempre prezou pelo diálogo e ainda aposta na mesa de negociação, neste sentido já protocolizamos novo pedido de mesa redonda, desta vez na Agência Regional do Trabalho e Emprego em Dourados, para o dia 30 de agosto. Esperamos que desta vez o Sicredi compareça ou seremos obrigados a intensificar os protestos”. Finaliza Raul Verão.
Além do protesto de hoje, o Sindicato está, ainda, denunciando os Sicredis no Ministério Público do Trabalho pela postura de não negociar com o sindicato que representa os funcionários a mais de 20 anos e, por outro lado, assinar com outra entidade, Acordo coletivo de Trabalho totalmente favorável à cooperativa, a revelia e lesivo aos trabalhadores. Além disso, o Sindicato está cobrando também na Justiça do Trabalho o cumprimento da decisão judicial que reconheceu e determinou a competência do sindicato na representação desses funcionários.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues