SISTEMA FINANCEIRO: Bancos descumprem mais da metade das leis de proteção ao consumidor
Os dez maiores bancos em atuação no Brasil desrespeitam grande parte das leis de proteção ao cliente. A conclusão é de uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) realizada, durante um ano, em diversas organizações financeiras. No período, foram avaliadas 16 práticas, como abertura de contas, aquisição de crédito, solicitação do Custo Efetivo Total (CET) dos empréstimos e serviços de auto-atendimento, por meio da internet e de atendimento ao consumidor (SAC). O índice médio de desempenho apurado nos procedimentos foi de 55%. A situação é ainda pior se forem levadas em conta as cláusulas dos contratos de abertura de contas e de concessão de crédito. Aí a avaliação média recua para 49%. Ou seja, um desrespeito a mais da metade das regras estabelecidas pelo Banco Central, Conselho Monetário Nacional (CMN) e até pelo próprio Código de Autorregulação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), usadas como parâmetros para o estudo. Os dados do Idec podem ser comprovados facilmente nas agências, onde faltam informações sobre o custo dos serviços e os direitos dos clientes.