Tabela de juros: compare quanto cada Banco cobra
O consumidor poderá encontrar dados sobre juros do cheque especial, crédito pessoal e para a aquisição de bens e automóveis. As empresas poderão comparar os juros para desconto de duplicatas, capital de giro prefixado, conta garantida, aquisição de bens e capital de giro flutuante.
O maior número de instituições foi relacionado entre as que oferecem crédito pessoal, com 97 entidades, com taxas que variam de 1,02% a 25,44% ao mês. As que oferecem crédito por meio de cheque especial são 35, com juros médios que variam de 1,97% a 10,12% ao mês.
O Banco Central informa que ausência de alguma instituição no ranking ocorrerá quando ela não operar com uma modalidade específica de financiamento ou não ter repassado informações para todo o período. A lei prevê penalidades para a omissão dos dados.
Série histórica
As informações já eram reunidas pelo Banco Central desde 1999, mas estavam disponibilizadas de forma menos visível e mais detalhada. Os dados apresentados representam médias ponderadas das taxas cobradas pelas concessões de crédito observadas nos últimos cinco dias úteis.
De acordo com o texto introdutório, também acessível pelo site do Banco Central, as instituições praticam, em geral, taxas diferentes dentro de uma mesma modalidade de crédito, possibilitando variações entre a o percentual cobrado de um cliente e a taxa média, divulgada pelo governo. O prazo e o volume da operação, como também as garantias oferecidas, são fatores que podem provocar essa variação.
Para mais detalhes acesse na nossa pagina em "Outros Sites" e acesse o link Instituições Financeiras "Banco Central do Brasil" , ali voce encontrara os indices por Bancos.
Fonte Ibest.com.br