24 de Outubro de 2011 às 22:59
Trabalhadores de construção de shopping denunciam falta de condições de trabalho
Condição de trabalho inadequada, má alimentação, falta de alojamento, falta de higiene nos banheiros, avaliação médica errada. Esses são alguns dos problemas que os trabalhadores da construção do shopping Bosque dos Ipês, na saída de Cuiabá, enfrentam diariamente.
Vladson Silva Pinto, 19 anos, de Sergipe, conta que os alojamentos não têm ventiladores. Que os banheiros não têm condições de uso e que a alimentação é de péssima qualidade. “Tudo é ruim, a comida é ruim, o alojamento é ruim”, reclama.
Willian Nunes da Silva, 19 anos, também de Sergipe, reafirma a fala do colega e diz ainda que quando está faltando entre um e dois dias para vencer o período de experiência, os trabalhadores são mandados embora, como se fosse justa causa, para não terem seus direitos garantidos. “Aqui todo mundo ta sendo mal tratado”, aponta.
Jonas Nogueira da Silva, 51 anos, de Sergipe, conta que há um mês tenta ir visitar sua família e não consegue. “Faz quase cinco meses que estou aqui, com três meses, eu teria o direito de ir ver minha família, mas eles não liberaram”.
Segundo Silva eles não quiseram liberar porque ele não ficou o tempo todo no alojamento e só teria o direito se estivesse alojado e não em uma casa de aluguel. Ele explica que teve que alugar uma casa porque não havia local no alojamento e agora não pode ir ver a família porque não estava alojado.
A engenheira de segurança do local, que não quis se identificar e proibiu os funcionários de fazê-lo, negou as acusações. Segundo ela, tudo não se passa de exagero e já está sendo resolvido entre os trabalhadores e a empresa.
Ela disse ao Midiamax que a reportagem não deveria estar ali e que a imprensa nunca ajuda em nada. Só atrapalha. “Ninguém da imprensa vai resolver os problemas de vocês”, gritava aos funcionários da obra.
A engenheira ameaçou os funcionários que conversavam com o Midiamax e disse que se eles continuassem ali, ela não teria como solucionar os problemas apontados, apesar de haver negado que havia problemas no local.
O engenheiro da empresa Calila, responsável pela obra, Paulo Medina, disse que todas as acusações eram infundadas e que o problema ali era porque eles trocaram a comida, que era buffet, e agora é marmitex. Segundo ele, os funcionários não aprovaram a mudança e esta era a reivindicação.
Ao ser questionado sobre as condições de trabalho, Medina negou que houvesse qualquer tipo de problema, e segundo ele, todos os trabalhadores estão registrados e a empresa segue a legislação.
Sobre os problemas médicos, ele informou que a obra conta com um médico trabalhista, José
Coutinho, e que este fica três horas por dia na obra, de segunda a sexta, como rege a legislação.
Ainda, de acordo com Paulo Medina, os casos de acidentes são atendidos ali e não há problemas dessa ordem.
Entretanto, no momento em que ele explicava a situação, um funcionário da obra, Edilson Rodrigues, que aguardava pelo médico, interrompeu e disse que se machucou enquanto trabalhava e que o médico o examinou e disse que não era nada, que era para ele voltar ao trabalho.
Fonte: Midiamax Campo Grande